A CAUSA
O Projeto Câmera Causa é um projeto de empoderamento audiovisual que surgiu em 2018 voltado para grupos em vulnerabilidade social, escolas públicas, coletivos e demais projetos sociais que queiram dar mais visibilidade às suas causas. Coordenado pelos realizadores Gustavo Spolidoro e Lucas Heitor Beal Sant’Anna, o projeto parte do princípio que todos temos um dispositivo móvel que é também uma câmera, uma distribuidora e uma exibidora de conteúdo audiovisual. Nosso plano é fazer com que os impactados pelo projeto entendam o poder que eles têm e a melhor forma de dar VISIBILIDADE À SUA CAUSA.
AS CÂMERAS DA CAUSA
Gustavo Spolidoro (spolidoro.gustavo@gmail.com) – mestre em Comunicação Social pela PUC/RS. Professor do curso de Cinema Escola Famecos/PUCRS desde 2006. Diretor com 21 curtas, 5 longas, 3 séries e mais de 70 prêmios. Participou com seus filmes de festivais como Berlim, Sundance e Rotterdam. É Sócio e Curador do Cine Esquema Novo, desde 2003.
Lucas Heitor Beal Sant’anna (lucasheitor2008@gmail.com) – Realizador Audiovisual, formado pela PUCRS. Foi assistente de câmera em 4 longas e séries, curtas e publicidade entre 2018 e 2020.
Elizabeth Thiel (elizabetando@gmail.com) – Fotógrafa, Realizadora Audiovisual e graduanda em Ciências Sociais pela UFRGS. Atua especialmente com o setor da música, já tendo fotografado diversos shows e artistas. No âmbito do audiovisual, no último ano, esteve envolvida na realização de 10 videoclipes.
HISTÓRICO e PARCEIROS DOS PROJETOS CÂMERA CAUSA e EU-CÂMERA
Até novembro de 2021 os projetos Câmera Causa e Eu-Câmera tiveram 31 oficinas completas desde 2018, com a realização de 184 produções audiovisuais, feitas por cerca de 700 alunos e assistidas por mais de 30mil pessoas nas redes sociais, além de 25 mini-cursos e palestras para mais de 1200 espectadores.
Entre os parceiros das oficinas Câmera Causa e Eu-Câmera estão o Governo do RS (Seduc, Sedac e Hub RS Criativo), o SESC/RS, a Fundação Pão dos Pobres junto ao MP-RS, o Instituto Dakini, o Cine Esquema Novo (2018, 2019 e 2021), o TECNA/PUCRS, o IDEAR/PUCRS, a Virada Sustentável, a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas e a Prefeitura de Porto Alegre, através da SMC/Centro Municipal de Dança.
Entre a Equipe e Colegas do Câmera Causa estão:
Gustavo Spolidoro – Fundador e Ministrante
@gustavospolidoro – Realizador Audiovisual. Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Professor do curso de Produção Audiovisual – TECCINE/PUCRS desde 2006. Sócio e Curador do Cine Esquema Novo e criador do projeto Câmera Causa.
Lucas Heitor Beal Sant’Anna – Fundador e Ministrante
@lucas.heitor.b.s – Realizador Audiovisual, tecnólogo em Produção Audiovisual pela PUCRS. Foi assistente de câmera em 4 longas e séries entre 2018 e 2019 e Criador do projeto Câmera Causa.
Elizabeth Thiel – Ministrante e Assistente de Produção
@elizabetando – Fotógrafa, realizadora audiovisual e graduanda em Ciências Sociais pela UFRGS. Atua especialmente com o setor da música, tendo fotografado diversos shows e artistas. No âmbito do audiovisual atua captando shows, concertos e realizando videoclipes. É assistente de produção no Câmera Causa na escola.
Francisco Caselani – Produtor Executivo
@franciscocaselani – Realizador Audiovisual, tecnólogo em Produção Audiovisual pela PUCRS. Produtor Executivo em projetos de cinema e cultura.
Camila Sequeira – Patuá Conteúdo Criativo – Mídias e Assessoria de Imprensa
@patuaconteudocriativo – Camila é carioca, curiosa e apaixonada por bicho e por gente! Jornalista, atua na área de Gestão de Mídias Sociais e Assessoria de Imprensa. Em 2014, lançou a Patuá Conteúdo Criativo, um espaço produção de conteúdo voltado para projetos da Cultura. Hoje, também trabalha como produtora cultural com foco na cena musical, fazendo a produção de artistas, bandas e projetos culturais.
Camila Lopez – Especialista em Tráfego Pago
www.camilalopez.com.br – Camila Lopez é cantora, produtora e profissional de marketing.
Faz diversos trabalhos de gestão de performance para projetos culturais, shows de grandes artistas e diversos outros segmentos. É idealizadora do projeto Tributo Elis Regina com a banda O Arrastão, que trabalha fazendo shows e ajudando na preservação da obra e memória de Elis Regina.
Giulia Tomasini – Design
@giu.tomasini – Giulia Tomasini é formada em Publicidade e Propaganda com foco em design gráfico. Atualmente, é graduanda do curso de Produção Audiovisual na PUCRS – unindo a paixão pela criação e por contar histórias com o ambiente profissional.
Vicente Lobraico Filho – Quanta Design Digital – Desenvolvedor do Site
@vlobraico @designquanta – Tecnólogo em marketing pela Faculdade SENAC-RS. Webdesigner, atua focado em mídias digitais em diversos setores. É mestrando em Design Digital pela Uniritter.
James Zortéa – Criador do Logo e Consultor para projetos de Animação
https://facebook.com/ossofilmes – Doutorando em Poéticas Visuais pelo PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS. Professor da UNISINOS nos Cursos de Realização Audiovisual (CRAV), Jogos Digitais, Fotografia, Design e no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologia. A partir de 2010 fundou, junto ao artista Rodrigo John, a Osso Filmes, um núcleo de concepção e produção de projetos de cinema e arte. Recentemente atuou como diretor de animação no longa YONLU (2018).
Patrícia Dias Goulart – Assessora Jurídica
@patricia.goulart77 – Produtora executiva e advogada, iniciou sua trajetória no mercado audiovisual na área de direitos autorais, em 2001. Produziu os longas metragem Morro do Céu (2009), Errante (2010) e Os Dragões (2019), de Gustavo Spolidoro e a Série para TV Oráculo das Borboletas amarelas (2018). Realizou assessoria jurídica de mais de 50 projetos audiovisuais entre longas e séries para TV, é consultora jurídica do TECNA-PUCRS e da FUNDACINE RS em matéria autoral e de negócios da indústria criativa.
Jadhe Fucilini – Fundadora
https://behance.net/jadefucilini – Jadhe Fucilini é formada em Produção Audiovisual pela PUCRS, MBA em Marketing Estratégico pela Uniritter, sócia da Telescópio Filmes e produtora de conteúdos digitais para marcas.
RESUMO DAS OFICINAS COMPLETAS CÂMERA CAUSA
Por entender que hoje todos temos câmeras no bolso, pretendemos proporcionar aos participantes da oficina um processo de compreensão e realização audiovisual que os ajude a tornar suas causas e ideias públicas e reconhecidas. A oficina CÂMERA CAUSA acontece de forma rápida e com metodologia que pode ser aprendida, repassada e principalmente apropriada pelos próprios alunos/grupos. Essa oficina inicia no processo de compreensão audiovisual, linguagem, narrativa, técnica e meios; passa por uma nova compreensão do poder do celular e das pequenas câmeras como produtor de imagens com conteúdo e significado; apresenta e aparelha os agora realizadores audiovisuais a compreender a finalização de um filme a partir de seus próprios meios; e explicita para eles as janelas de exibição de suas obras, sejam elas os festivais, sejam elas as redes sociais, contribuindo ainda para que os grupos criem seus próprios canais em sites como o Youtube.
Curso Completo 20h Presencial ou Online (ver abaixo outras opções):
Funcionamento com 8 momentos, divididos em:
. 3 aulas de 4h/aula (podendo ser 4 turnos (manhã, tarde ou noite) ou em fim de semana
. 1 consultoria de projeto individual/grupo de 30min agendada para antes das filmagens
. 1 encontro para filmagem (ou filmagem por conta dos alunos)
. 1 consultoria de edição individual/grupo de 30min pós filmagens para acompanhar a edição
. acompanhamento personalizado para finalização dos filmes com legendas e infos completas
. 1 sessão onde será feita exibição dos filmes para equipe, patrocinadores e convidados
Carga Horária Total: 20h
Número de Alunos: 30 presencial ou 20 online.
Produto Final: Os alunos realizarão produções audiovisuais individualmente ou em pequenos grupos, a partir de seus dispositivos móveis.
Conteúdo da Oficina:
Aula 1: O audiovisual no século XXI. Filmes referência. Apps de filmagem, Edição e Efeitos. Grupos.
Aula 2: Grupos trazem ideias. O audiovisual em dispositivos móveis: Roteiro, Direção, Imagem, Som, Cenários, Equipamentos e Gambiarras;
Aula 3: Grupos trazem Roteiros. Utilizando o Youtube; Aprendendo a editar e finalizar no PowerDirector ou CapCut; Festivais Audiovisuais.
Consultorias 1 – Pré: Consultorias por grupo/pessoa (30min) para analisar projetos individualmente.
Filmagem dos curtas: Aluna/os filmam por seus meios ou com acompanhamento dos professores. Edição 1º corte: Alunas/os iniciam edição dos curtas para apresentar 1º corte na consultoria.
Consultorias 2 – Individuais/Grupos a partir do 1º corte (30min): Alunas/os apresentam andamento da edição e dúvidas. Professores comentam e sugerem alterações para 2º corte.
Acompanhamento da finalização dos filmes: em conversas por redes sociais/whatsapp com os grupos/pessoas, preparamos a entrega final do filmes, incluindo link do youtube, legendas em português (acessibilidade) e descrição completa com sinopse, links e hashtags dos envolvidos. Cortes Finais: Aluna/os finalizam os curtas e enviam link do youtube para exibir na sessão final.
Sessão de Exibição: Exibição dos curtas produzidos para turma, patrocinadores e convidados.
Material necessário: alunas/os deverão baixar os apps POWER DIRECTOR e CAPCUT, em seus celulares. Os apps de edição de vídeos são gratuitos e estão disponíveis para Android e IOS. Levar um celular com câmera para as aulas.(em caso de não possuir celular, a/o aluna/o pode fazer o trabalho com outro colega).
Estruturas necessárias em aulas presenciais (em caso online, não há necessidades):
. computador/note com internet/wifi, projetor, telão (ou Tv acima de 55 polegadas) e caixas de som.
Outras opções de Oficinas e Palestras
2h – Palestra de apresentação e descobertas;
4h – Palestra apresentação, descobertas e exercício de edição de fotos;
8h (2 dias ou 2 turnos) – Curso com apresentação, descobertas e produção de vídeo fora de aula.